Registro

Fui aprovado no Exame de Suficiência! E Agora?

Muitos acadêmicos, recém aprovados no exame de suficiência, tem nos perguntado “E agora?”. A dúvida de muitos se refere em como realizar o registro junto ao conselho de classe agora que foram aprovados no exame de suficiência.

Primeiramente precisamos deixar claro que só podem registrar-se no Conselho Regional de Contabilidade os profissionais que tiverem concluído o curso superior em Ciências Contábeis e que forem aprovados pelo exame de suficiência realizado pelos órgãos regulamentadores. Ainda vale o alerta de que somente poderão se inscrever no exame, os candidatos que tenham efetivamente concluído ou que venham a concluir até a data do Exame o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade.

O registro nos Conselhos de Contabilidade, decorre de exigência legislativa federal, na forma do Decreto-lei nº 9.295/46 e Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade, aprovado pela Resolução CFC nº 960/03. Assim, não é permitido a qualquer cidadão, seja leigo ou mesmo detentor de diploma de conclusão de curso técnico em contabilidade ou de ciências contábeis, o exercício das atividades que constituem prerrogativas dos profissionais da contabilidade devidamente registrados nos Conselhos Regionais das respectivas jurisdições.

O registro ou as alterações cadastrais deverão ser feitas junto aos Escritórios Regionais, Delegacias Regionais ou na própria sede dos CRC´s, juntamente com a documentação exigida, que normalmente é assim especificada:

  • Formulário de Registro ou Pré-registro, disponibilizado pelo CRC de sua região;
  • 2 fotos 3X4 (recentes) com fundo branco, sem brilho (mulheres sem brinco de argola) com o rosto ocupando entre 70% e 80% da foto;
  • Original e cópia do diploma;
  • Original e Cópia da Cédula de Identidade e do CPF;
  • Original e Cópia do Título de Eleitor;
  • Original e Cópia do Documento de quitação Militar;
  • Original e Cópia da Certidão de Casamento para as mulheres (se for o caso);
  • Certidão de aprovação no exame de suficiência.

Esta relação pode sofrer pequenas alterações, dependendo do CRC em que será efetuado o registro. É importante entrar em contato com o setor responsável para obter uma listagem mais precisa.

Vale salientar que se o profissional não possuir o diploma de conclusão do curso, poderá solicitar seu registro provisório com o histórico escolar original e com data recente. Para o caso dos Bacharéis ainda deverá constar a data em que foi realizada a colação de grau. Os formandos com mais de um ano e sem o diploma devem apresentar ainda, uma declaração de que o diploma segue os tramites legais.

Com o diploma em mãos o registro poderá ser alterado para o originário, sem a necessidade da realização de um novo exame de suficiência, no entanto, destacamos que o exame será aplicado sempre que o candidato estiver alterando sua categoria profissional de técnico para bacharel, devido a abrangência das provas serem bem distintas.

Um comentário em “Fui aprovado no Exame de Suficiência! E Agora?”

  1. Sei que a dúvida é meio boba, mas o candidato estrangeiro (com diploma brasileiro) está dispensado do titulo de eleitor e da quitação do serviço militar, certo?

    Parabéns pelo blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s