Utilizar nichos de mercado é uma estratégia a ser analisada por empresas de serviços contábeis.
Em geral, tais empresas focam seus serviços em empresas com regimes diferenciados, como Simples Nacional.
Entretanto, com a expansão das atividades da Organizações Não Governamentais (ONGs), abre-se leques de demandas por serviços segmentados.
Como exemplo: através do Decreto 8.242/2014 foi regulamentado o processo de certificação das entidades beneficentes de assistência social e sobre procedimentos de isenção das contribuições para a seguridade social.
A certificação das entidades beneficentes de assistência social será concedida às pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecidas como entidades beneficentes de assistência social com a finalidade de prestação de serviços nas áreas de assistência social, saúde ou educação e que atendam ao disposto na Lei 12.101/2009, e no Decreto referido.
Para obter a certificação, as entidades deverão obedecer ao princípio da universalidade do atendimento e às exigências legais e normativas, vedado o direcionamento de suas atividades exclusivamente a seus associados ou a categoria profissional.
Dentre as exigências para a renovação, é obrigatório a apresentação dos seguintes demonstrativos contábeis das entidades:
– balanço patrimonial;
– demonstração das mutações do patrimônio líquido;
– demonstração dos fluxos de caixa; e
– demonstração do resultado do exercício e notas explicativas, com receitas e despesas segregadas por área de atuação da entidade, se for o caso.
Vislumbra-se excelentes oportunidades profissionais para os contabilistas, já que é prerrogativa desta classe profissional a elaboração de tais demonstrativos.
![]() |
Contabilidade do Terceiro Setor
Pague em até 6x sem juros no cartão de crédito! |