O Balanço Patrimonial de uma entidade é a relação de seus ativos, passivos e patrimônio líquido em uma data específica.
Apresenta-se nessa demonstração a posição patrimonial e financeira da entidade.
Os grupos que compõem o Balanço Patrimonial são definidos da seguinte maneira:
– Ativo: é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que benefícios econômicos futuros fluam para a entidade. Exemplos: caixa, bancos conta movimento, duplicatas a receber, estoques, imobilizado. Divide-se em Circulante (realização a curto prazo) e Não Circulante (realizável a longo prazo, imobilizado, investimentos e intangíveis).
– Passivo: é uma obrigação atual da entidade como resultado de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera resulte na saída de recursos econômicos. Divide-se em Circulante (exigência em curto prazo) ou Não Circulante (exigência em longo prazo). Exemplos: fornecedores, contas a pagar, tributos a recolher, salários a pagar, provisão de férias e 13º salário, empréstimos e financiamentos.
– Patrimônio Líquido (PL) é o valor residual dos ativos da entidade após a dedução de todos os seus passivos, ou seja, Ativo – Passivo. PL = Ativos Totais – Passivo Circulante – Passivo Não Circulante. É composto por subgrupos de contas, como capital social, reservas de capital, reservas de lucros, ações ou quotas em tesouraria.
![]() |
Manual de Contabilidade Empresarial
Pague em até 6x sem juros no cartão de crédito! ![]() |