por Gilmar Duarte
Saiba qual é a média de tempo destinado para prestar serviços de contabilidade para um cliente e ateste a sua eficiência.
Nas reuniões que participei na Comissão de Precificação do Serviços Contábeis (Copsec) do Sescap/PR, procurei comparar o tempo investido para atender aos clientes, ao invés da tradicional pesquisa do honorário médio.
Cada membro da Comissão compartilhou (três clientes) o tempo médio mensal investido para atender clientes com as seguintes características:
- Optante pelo regime tributário do Simples Nacional;
- Com 5 a 10 funcionários;
- O faturamento médio mensal de R$ 60 mil;
- No tempo deve estar incluso os serviços de escrituração fiscal, contabilidade, folha de pagamento e serviços acessórios rotineiros.
Naturalmente que o resultado final pode servir de parâmetro para sabermos da eficiência da nossa empresa. Certamente que estes números ainda possuem uma base pequena e por isso há o desejo de investir numa pesquisa maior e que contribuirá de forma mais significativa.
Somente para aguçar o seu interesse por este método de precificação, ou seja, o tempo investido, digo que para o atender um cliente com 7 funcionários, faturamento de R$ 55 mil e com as demais informações já fornecidas acima o tempo médio empregado foi de quase 11 horas.
Você já tem o controle do tempo investidos em seus clientes? Parabéns aos que já fazem uso desta metodologia e proponho que compare o tempo aplicado. Aos que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer as vantagens ao medir o tempo destinado para atender aos clientes sugiro que busque informações e comece o mais rapidamente possível.
Gilmar Duarte é contador, diretor do Grupo Dygran, palestrante, autor dos livros “Honorários Contábeis” e “Como ganhar dinheiro na prestação de serviços” e membro da Copsec do Sescap/PR.
![]() |
Como Fixar Honorários Contábeis
Melhore a lucratividade de sua empresa contábil! Anos de prática e pesquisa do autor reunidos nesta obra! ![]() |