A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), gerida pela Receita Federal, implantou funcionalidade que passou a permitir a abertura, alteração ou baixa de filiais a partir da junta comercial da matriz.
Até pouco tempo, a abertura de filiais em outros estados era um processo demorado em que o empresário precisava, inicialmente, ir à Junta Comercial da matriz e fazer uma alteração contratual. Em seguida, após o pedido ser aprovado, este mesmo empresário deveria ir à Junta Comercial da cidade da filial para fazer o registro.
A partir de agora, além de evitar deslocamentos para o empresário, uma única taxa é cobrada, na circunscrição da matriz. A novidade está alinhada à diretriz governamental de reduzir a burocracia e facilitar a vida do empreendedor.
A Redesim possui mais de 83% de integração no país e permite a abertura de negócios em menos de 3 dias (média) e de alguns minutos, em muitos casos.
Na Receita Federal, a Redesim é um projeto estratégico liderado pela Coordenação-Geral de Gestão de Cadastros (Cocad) da Subsecretaria de Arrecadação Cadastros e Atendimento (Suara) em curso desde 2007.
Fonte: site RFB – 11.11.2019
Veja também, no Guia Contábil Online:
- MODELOS DE PLANILHAS E DOCUMENTOS
- CISÃO, FUSÃO E INCORPORAÇÃO DE SOCIEDADES
- CONSTITUIÇÃO DE EMPRESA
- CONTABILIDADE COMERCIAL
- CISÃO, FUSÃO E INCORPORAÇÃO DE SOCIEDADES
- ATIVO INTANGÍVEL
- BAIXA DE BENS OU DIREITOS
- EMPRESÁRIO – CARACTERIZAÇÃO E REGISTRO
- EXTRAVIO DE DOCUMENTOS OU LIVROS
- BALANÇO DE ABERTURA
- ATIVO IMOBILIZADO
- ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL – FORMALIDADES
![]() |
Escrituração do Contribuinte
Edição Eletrônica Atualizável ![]() |